domingo, 7 de julho de 2013

Mundo de ponta-cabeça???


 Num Egito em que tiranos recorrem a eleições para golpear a democracia, golpistas adversários nomeiam um Nobel da Paz sem voto como primeiro-ministro

Num mundo em que uma força ditatorial, como a Irmandade Muçulmana, chega ao poder por meio de eleições, talvez não se devesse estranhar tanto que um Prêmio Nobel da Paz seja nomeado primeiro-ministro porque o Exército botou tanques nas ruas. É um paradoxo a ser explorado. Leiam o que informa a VEJA.com:
Três dias após o Exército derrubar Mohamed Morsi, o presidente interino do Egito, Adli Mansour, reuniu neste sábado a cúpula militar e líderes de partidos seculares e salafistas e começou a definir um gabinete de transição e uma Constituição provisória até a convocação de novas eleições. O diplomata Mohamed ElBaradei, prêmio Nobel da Paz em 2005 e líder da oposição secular, será o novo primeiro-ministro do país, informou a agência estatal Mena.
O encontro reuniu Mansour, o Ministro da Defesa, general Abdel-Fatah El-Sisi, o Ministro do Interior Mohammed Ibrahim, o líder da oposição laica, ElBaradei, e representantes do partido salafista al-Nour, além de jovens do movimento Tamarrod – Rebelde, em árabe – , que protagonizaram os protestos contra Morsi.
Além da formação do gabinete, o objetivo da reunião era dar início aos preparativos para a Constituição provisória, que regerá o país até que uma nova Constituinte seja eleita. A Carta de novembro, de inspiração islâmica, foi suspensa. Uma nova eleição deve ser convocada depois de referendo sobre a nova Carta Magna.
O Partido Justiça e Liberdade, braço político da Irmandade Muçulmana, recusou-se a participar do encontro. Em nota, o partido agradeceu às centenas de milhares de pessoas que protestaram pela volta de Morsi ao poder na sexta-feira.
Nas ruas do Cairo, depois de uma noite de grande tensão e destruição, o sábado foi de calmaria. Os destroços da batalha campal de sexta-feira ainda eram visíveis em várias regiões do centro da cidade. Temendo novos confrontos, o Tamarrod convocou os egípcios a não ocuparem a Praça Tahrir.

Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário